terça-feira, 29 de outubro de 2013

Hoje, dia internacional do Livro.

"A História do LIVRO

    O Livro, do jeito que nós conhecemos, impresso em papel, apareceu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis.
    Essa invenção foi uma verdadeira revolução.
    Pelo fato de ser muito mais barato, o livro impresso pôde alcançar multíssimo mais, gente, em todas as partes do mundo. O livro popularizado modificou a educação, democratizou a informação e o conhecimento; o livro acabou com a Idade Média.
    Mas antes de ter a forma que tem hoje, o livro já existia. Na verdade, desde que o homem é homem, quer dizer, há mais ou menos um milhão de anos, ele vem deixando marcas de sua passagem pelo mundo. Desde os tempos da caverna, quando homens primitivos desenhavam e gravavam nas paredes de pedra imagens maravilhosas de bois, cavalos, bisões. Essas imagens nos contam que o homem, na época em que pintou essas figuras, já tinha senso artístico, noção de proporções e capacidade de cumprir um planejamento.
    Mas a história do homem só pode ser contada a partir da invenção da escrita, quer dizer, a partir de cinco mil anos atrás.
    De fato, a partir da invenção da escrita é que começaram a aparecer os primeiros documentos escritos e os primeiros livros.
    Naturalmente a forma que os livros assumiram dependia dos materiais e dos instrumentos que cada povo tinha à sua disposição. E eram livros muito diferentes dos atuais.
    Quando se escrevia sobre barro, madeira, metal, ossos e bambu, materiais rígidos, que não podiam ser dobrados, os livros eram feitos de lâminas ou placas separadas.
    Os materiais flexíveis, como tecido, papiro, couro, entrecasca de árvores e finalmente papel, permitiam outras soluções, como as dobras e os rolos."

ROCHA, Ruth. A História do Livro. 12. ed. São Paulo. Editora Melhoramentos, 2005.
Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=zZjE1YE2YGwC&printsec=frontcover&dq=historia+do+livro&hl=pt-BR&sa=X&ei=RKNvUqKEJozIkAe3w4FY&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q=historia%20do%20livro&f=false

    Será que a história do livro está chegando ao fim? Ou será apenas mais uma mutação, saindo do papel e se transformando em bits na tela dos computadores, smartphones e tablets? Será que há futuro sem a leitura? Enquanto isso, parabéns aos livros, os escritores, e claro, aos leitores! Nada melhor pra comemorar do que um bom livro! (Eduardo Leandro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: